Agência reguladora americana aprova uso de IA na obtenção de ecocardiogramas

O ecocardiograma é um dos exames mais utilizados para diagnosticar e tratar doenças cardíacas. O exame consiste em visualizar o órgão através de ultrassom. Atualmente, as imagens devem ser obtidas por um especialista, que tem treinamento para determinar se as imagens são de boa qualidade e permitirão ao médico responsável retirar informações úteis sobre o estado do órgão.

Mas isso pode mudar em breve. A agência Food and Drug Administration (FDA), responsável por regulamentar o setor de saúde nos Estados Unidos, acaba de aprovar o software Caption Guidance, que faz o controle de qualidade das imagens de eletrocardiograma através de inteligência artificial. O algoritmo foi treinado para diferenciar entre imagens de qualidade aceitável ou inaceitável. Se o resultado for inaceitável, a interface de usuário apresenta orientações ao técnico sobre como manusear a sonda de ultrassom com o objetivo de obter imagens com qualidade diagnóstica. O feedback ao operador é em tempo real, e o software captura automaticamente trechos de vídeo, salvando o melhor resultado. Os resultados são depois avaliados pelo médico para o diagnóstico completo.

No trabalho de aprovação, o FDA analisou dois estudos com o software. No primeiro, 50 técnicos em ultrassonografia escanearam pacientes, com e sem o auxílio do Caption Guidance. A alta qualidade das capturas foi similar em ambos os casos. No segundo estudo, 8 enfermeiros sem treinamento em ultrassonografia obtiveram capturas com a ajuda do software, que depois foram avaliadas como sendo de padrão diagnóstico por 5 cardiologistas. O FDA julgou as evidências suficientes para que o software seja utilizado em ambiente clínico.

Em comunicado à imprensa, a agência comenta que está dedicada a garantir que a regulamentação de dispositivos médicos acompanhe os avanços tecnológicos, como aqueles providenciados pela inteligência artificial. Por enquanto, a aprovação do FDA se aplica apenas ao uso do software em um sistema de ultrassom, também previamente aprovado, produzido pela empresa Terason, mas será mais fácil aprová-lo agora para outros sistemas com especificações técnicas similares. O Caption Guidance será usado na obtenção de visualizações padronizadas de diferentes ângulos do coração. Os clientes imediatos do software são profissionais médicos que não sejam especializados em ultrassonografia, como enfermeiros em clínicas gerais, mas obviamente os pacientes serão os maiores beneficiados. Este também é um importante passo para os profissionais da área de inteligência artificial, pois confirma a aplicabilidade das técnicas mesmo em um segmento tão rigoroso quanto o da saúde.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.