IA disponível online produz estudo de viabilidade econômica para uso de energia solar em residências

A energia solar tem se tornado cada vez mais uma fonte alternativa interessante de energia para residências. Atualmente, o uso de energia solar depende da instalação de painéis fotovoltaicos, que fazem sua captura e conversão para energia elétrica. Os painéis são instalados no telhado das construções, e sua eficiência depende de fatores como área disponível, exposição máxima (sem áreas que fiquem temporariamente sombreadas durante o dia) e o grau de incidência dos raios solares.

O custo de instalação dos painéis ainda é relativamente elevado. Mesmo que o investimento se pague em alguns anos, as pessoas interessadas num projeto do tipo devem ter uma estimativa tanto do custo quanto do potencial de geração de energia. O cálculo dessas estimativas é complicado em função dos fatores citados acima, e por isso, os interessados devem contatar uma empresa que faz instalações. Isso acaba sendo uma etapa adicional no estudo de viabilidade econômica do projeto, o que acaba afastando parte das pessoas que de outra forma poderiam considerar essa alternativa para suprir suas casas.

Mas agora, a empresa SolarReviews disponibilizou um serviço online que faz essas estimativas de uma maneira fácil e rápida. A ferramenta, acessível em Solar-Estimate.org, usa inteligência artificial para determinar os valores de interesse recebendo do usuário interessado apenas seu endereço, que o serviço mapeia usando imagens de satélite do Google, e o valor de sua última conta de luz. Na implementação do serviço, a empresa levou em consideração que os modelos de machine learning não são perfeitos, podendo fazer predições com erros grandes, o que poderia comprometer a credibilidade da calculadora. Para evitar isso, as estimativas que são consideradas desviantes são rotuladas como tal e passam para outra rotina de trabalho, fazendo com que o algoritmo receba treinamento adicional. O usuário interessado, por sua vez, recebe uma estimativa manual, de forma que o serviço não é interrompido. Com o tempo, como é característico desses modelos, o algoritmo tende a se tornar mais preciso, e as intervenções menos necessárias.

A empresa apresenta a ferramenta como a primeira a entregar estimativas de custo e eficiência de painéis solares usando inteligência artificial, sem precisar de conhecimento profissional, levando em consideração a direção e inclinação dos telhados. O resultado inclui quantos painéis podem ser instalados, qual seu posicionamento ideal, e informações financeiras precisas, facilitando a tomada de decisão pelo usuário interessado.

Sobre o autor

3 comentários em “IA disponível online produz estudo de viabilidade econômica para uso de energia solar em residências”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.