Nubank disponibiliza biblioteca de Machine Learning

Nubank disponibiliza publicamente sua biblioteca de Machine Learning, batizada de FKlern, com foco em programação funcional. 

O Nubank é a principal fintech da América Latina. Em 2014, a empresa lançou um cartão de crédito sem anuidade e completamente gerenciado por um aplicativo móvel. O sucesso foi grande e mais de 20 milhões de pessoas já solicitaram o cartão e hoje a empresa tem mais de 5 milhões de clientes. Em 2017, lançou o seu programa de benefícios, o Nubank Rewards e a NuConta que já é usada por mais de 2,5 milhões de brasileiros.  

Segundo o blog do Nubank, diariamente são utilizadas uma série de bibliotecas abertas de Machine Learning, dentre elas Xgboost, LGBM e ScikitLearn. Entretanto, a equipe sentiu a necessidade de um nível maior de abstração em relação aos problemas enfrentados pela empresa. Para isso, foi criada a biblioteca Fklearn de Machine Learning com foco em programação funcional.  O objetivo é de contribuir com a comunidade, uma vez que a empresa faz uso de várias bibliotecas de código aberto. Legal, não é!? Com certeza, compartilhar aquilo que sabemos nos torna melhores! 

A empresa utiliza a programação funcional reconhece que ela pode ser uma grande aliada dos cientistas de dados. E até pouco tempo por lá Machine learning era feito em Python orientado a objetos, mas o processo era trabalhoso e algumas vezes cheio de bugs. Com a programação funcional ficou mais fácil criar “pipelines” garantido que os dados de treinamento batessem com os dados de produção. Assim como, a exploração de ambientes interativos como o Jupyter Notebook. 

Conforme falado, a fintech quer contribuir para a comunidade e não espera que a Fklearn substitua as bibliotecas que já existem, e sim melhorar a biblioteca por meio feedbacks. 

Caso se interesse um pouco mais sobre o assunto, logo abaixo temos o link para o repositório no site GitHub[1] e um tutorial[2] do próprio Nubank de como dar os primeiros passos com essa nova biblioteca.

Bons estudos pessoal! 

Links 

[1] https://github.com/nubank/fklearn 

[2] https://medium.com/building-nubank/introducing-fklearn-nubanks-machine-learning-library-part-i-2a1c781035d0 

Fontes


https://blog.nubank.com.br/nubank-abre-sua-biblioteca-de-machine-learning/ 

https://www.lovemondays.com.br/trabalhar-na-nubank/perfil

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.