Introdução ao Expert Sinta

O Expert Sinta é um software que utiliza técnicas de Inteligência Artificial para o desenvolvimento automático de sistemas especialistas, tendo sido criado pelo Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade Federal do Ceará. O software é bastante antigo e a última versão foi lançada em 1998, porém, ele funciona perfeitamente até nas novas versões do Windows. Outro ponto positivo é que o grupo de pesquisa disponibilizou o código fonte em Delphi, que você pode baixar junto com o executável no seguinte link:

[file_download style=”1″][download title=”Expert%20Sinta” icon=”style1-Zip-64×64.png” file=”https://iaexpert.academy/wp-content/uploads/2016/09/sinta.zip” package=”” level=”” new_window=”Y”][/download][/file_download]

Antes de falar sobre a ferramenta, vou abordar primeiro um pouco sobre a teoria dos sistemas especialistas. Mas em primeiro lugar, o que é um especialista? Sempre ouvimos falar que depois de uma pessoa terminar a graduação ela irá fazer uma especialização, ou seja, irá se tornar uma especialista em um determinado assunto. Com isso, um especialista é um “expert” em um tópico bem específico. Um exemplo bem comum são os médicos, que em geral são especializados em determinadas áreas, como cardiologia, pediatria, infectologia, dentre muitas outras. Na área da computação, temos os especialistas em segurança de redes de computador, banco de dados ou linguagens de programação específicas, por exemplo. Desta forma, o objetivo de um sistema especialista, como o próprio nome sugere, é um software para armazenar o conhecimento de um especialista humano e que também consiga raciocinar como tal. Em outras palavras, é um sistema projetado para simular a especialização humana em algum domínio bem específico.

Esse tipo de sistema pode ser utilizado basicamente de duas formas: para apoio à decisão e tomada de decisão. No primeiro caso o usuário utiliza o sistema como um auxiliar, mesclando o seu próprio conhecimento com o retorno do sistema especialista para tomar a decisão. No segundo caso, o próprio sistema faz a decisão com base em seu conhecimento, tomando o lugar da pessoa. Para chegar nesses objetivos, o conhecimento do especialista precisa ser armazenado em uma base de conhecimento no formato de regras, conforme você pode observar no exemplo abaixo.

Regra 1: Se previsão do tempo = chuva então chovendo = sim
Regra 2: Se assistiu programa de meteorologia = sim e praias vazias = sim então previsão do tempo = chuva
Regra 3: Se local de passeio = cachoeira então distância > 5
Regra 4: Se chovendo = sim e distância > 5 e condição física = ruim então transporte = carro
Regra 5: Se chovendo = não e distância < 5 e condição física = boa então transporte = a pé
Regra 6: Se jogou bola = sim então condição física = ruim
Regra 7: Se amigos ligaram = sim então jogou bola = sim

Note que existem sete regras do tipo SE – ENTÃO e o objetivo do sistema está na conclusão das regras 4 e 5, que é indicar o tipo de transporte (ir de carro ou ir a pé) que será escolhido com base em várias outras variáveis, como se estiver chovendo, se os amigos ligaram, o local do passeio, dentre outros. Em suma, o objetivo do sistema especialista é fazer a inferência entre essas regras, realizar perguntas para o usuário e inferir a resposta, ou seja, baseado no que o usuário responder o software responderá qual o tipo de transporte a ser utilizado.

Ele é composto basicamente por cinco partes: especialistas, base de conhecimento, mecanismo de inferência, interface de usuário e usuário; conforme você pode observar na figura abaixo.

[images style=”0″ image=”http%3A%2F%2Fiaexpert.academy%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F09%2Fse.png” width=”660″ align=”center” top_margin=”0″ full_width=”Y”]

Vou agora explicar um pouco sobre cada um desses componentes, para depois mostrar um pouco mais sobre o Expert Sinta. Os especialistas são as pessoas que detém o conhecimento sobre um determinado assunto, enquanto que a base de conhecimento é o local onde este conhecimento será armazenado no formato de regras SE – ENTÃO, conforme visto no exemplo anterior. O mecanismo de inferência é a parte mais complexa do sistema e é responsável pelo encadeamento das regras, perguntas ao usuário e conclusão do objetivo. A primeira vista pode parecer simples, porém, o código para construir um motor de inferência é bastante complexo e eu indico que você dê uma olhada no código-fonte do próprio Expert Sinta.

Agora que entendemos um pouco mais sobre os sistemas especialistas, vou mostrar de forma resumida algumas das principais janelas do Expert Sinta! É importante frisar que este artigo não é um tutorial passo a passo sobre a ferramenta, mas sim uma visão geral sobre ela para que você a conheça e quem sabe se precisar fazer um sistema especialista simples poder utilizá-la. A Figura abaixo mostra a tela para definição das variáveis, na qual você pode observar que todas as variáveis do exemplo anterior estão definidas, sendo importante frisar que o Expert Sinta permite espaçamentos e caracteres especiais.

[images style=”0″ image=”http%3A%2F%2Fiaexpert.academy%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F09%2F01.png” width=”761″ align=”center” top_margin=”0″ full_width=”Y”]

A próxima figura, por sua vez, apresenta a janela para a definição das regras. Neste exemplo está sendo mostrada a regra 4 do exemplo da escolha da melhor forma de transporte. O processo para adicioná-las é bastante intuitivo e a interface gráfica, apesar do visual antigo, é de fácil manipulação. Para rodar o sistema especialista, é necessário definir qual é a variável objetivo, que pode ser feito clicando no botão “Objetivos” (um sistema especialista pode ter mais de um objetivo). Por fim, a última figura mostra a interface gráfica de uma pergunta ao usuário e também a árvore de pesquisa, que indica em quais regras o motor de inferência precisou entrar para encontrar a resposta.

[images style=”0″ image=”http%3A%2F%2Fiaexpert.academy%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F09%2F03.png” width=”1059″ align=”center” top_margin=”0″ full_width=”Y”]

Com isso, você aprendeu um pouco mais sobre o Expert Sinta e também sobre sistemas especialistas. Uma pergunta que geralmente os alunos dos cursos de Inteligência Artificial fazem é: eu posso usar essa ferramenta para um sistema mais “sério” ou comercial? A resposta é sim, pois apesar de ser um software antigo, ele funciona bem e para pequenos projetos ele pode ser apresentar bons resultados. Porém, não é possível instalar somente o sistema construído, ou seja, o usuário terá que abrir o software completo para fazer as pesquisas.

E se você quiser saber mais sobre sistemas especialistas e sobre o Expert Sinta, eu gravei um curso gratuito com mais de duas horas sobre esse assunto! Clique aqui para saber mais https://iaexpert.academy/curso-sistemas-especialistas-site/.

Espero que você tenha gostado deste artigo e até o próximo!

Sobre o autor

44 comentários em “Introdução ao Expert Sinta”

    1. Olá Gustavo! Infelizmente não, o projeto é muito antigo e foi descontinuado há quase 20 anos (é uma boa ferramenta para aprender sistemas especialistas, mas comercialmente hoje em dia é mais difícil)

    2. Olá, eu utilizo o Expert Sinta no linux, abrindo o arquivo. exe com o carregador de aplicativos Windows Wine para linux, espero ter ajudado.

  1. Boa tarde Professor,
    Existe a possibilidade de criar uma variável no expertsinta que trabalhe como um contador?
    Exemplo: A cada vez que o usuário clica “Sim” uma variável é incrementada para descobrir quantos Sim foram clicados.

    Obrigado

    1. Olá José! Acredito que não, pois as variáveis no Expert Sinta seguem somente aquele padrão de criação já definido na janela das variáveis. Elas são usadas com o intuito de verificar os valores nas regras…

  2. Boa Tarde Professor.Tenho enorme interesse por I.A e estou fazendo projetos na área de Computação Cognitiva..

    1- Como posso utilizar o Expert SINTA para fins comerciais? Li na parte de ajuda dentro dele que ele é gratuito.Se ele é gratuito eu poderia implementar em empresas e ganhar dinheiro prestando suporte?
    2- Você conhece o CLIPS? http://www.clipsrules.net/
    É uma linguagem baseada em LISP feita pela NASA para a criação de Sistemas Especialistas.Eu estou utlizando ele para criar alguns projetos.

    1. Olá Filipe!
      1. Eu comento sobre isso em uma das aulas do curso gratuito sobre o Expert Sinta, mas resumindo: até daria mas ele foi descontinuado há 20 anos, então acho um pouco arriscado (a não ser que você recompile os fontes e crie uma nova versão)
      2. Sim, já vi algo sobre essa linguagem. Sua ideia é construir SE baseado nela? Dê uma olhada no JESS

  3. Alexandre Gonçalves

    Boa tarde, como posso entrar em contato com o senhor? estou me formando em ciência da computação, e meu trabalho de conclusão de curso, é desenvolver uma ferramenta atualizada que realize as funções que o Expert Sinta possui.
    De sorte já tenho um programa funcional com alguns problemas que podem ser resolvidos, utilizei o CLIPS que nem nosso amigo Jones, se o senhor tiver interesse em dar uma olhada, ou dar sugestões…
    OBS: A solução JESS é boa mas necessita licença, utilizei então a CLIPS.JNI que é da própria CLIPS, e consegue suprir a comunicação JAVA-CLIPS.

  4. Olá , tenho muita dúvida sobre o expert sinta, trabalho na area da saúde e estou com dificuldade em implantar o sistema para diagnóstico de sobrepeso e obesidade infantil de acordo com o protocolo do ministério da saúde.

  5. Fabio Yuto Yabuchi

    Oi Jones!
    Eu entendi que o software é Open Source, e que os autores aceitam o livre uso dele em aplicações não comerciais. Eu queria aplicar ela para ajudar a tomada de decisões de uma ONG; mas eu queria poder entrar em pormenores com pelo menos um dos autores do software para explicar um possível detalhe da ONG que pode gerar problema nesse quesito: pois essa ONG é ligada à uma Cooperativa, para que o projeto seja viabilizado (o que pode gerar alguma confusão futura no aspecto de “não usar o software comercialmente”. Você conhece (ou tem alguma forma de contato) com um deles para mim poder conversar e explicar essa questão? Pode ser email, ou algo … ou só o nome mesmo, para mim tentar encontrá-lo.

    Agradeço a leitura; Boa Madrugada!

    1. Olá Fabio! Não conheço o pessoal que desenvolveu, mas clicando na ajuda do Expert Sinta tem o site/contato. Só não sei se vocÊ conseguirá, pois o software foi descontinuado há 20 anos! A hora que conseguir poste aqui pra sabermos 🙂

  6. Prof. Wellington Aguiar

    Olá Prof. Jones, sou professor universitário em Fortaleza-CE e coordeno uma liga de pesquisa em Bigdata.
    Estou sempre procurando parcerias com colegas professores para apresentação de temas relevantes da IA, Big Data, Mineração de dados, etc, muito parecido com tudo que você pesquisa.
    Caso seja de seu interesse, poderíamos conversar por e-mail e estreitar esses laços de pesquisa.
    atte.

  7. Olá professor Jones, eu desenvolvi um sistema especialista utilizando o expert sinta , mas no final meu arquivo ficou corrompido. Será que tem como eu recuperá-lo? Estou desesperada, pois era um arquivo com 550 regras.

  8. olá professor Jones, sou aluno de ciências da computação de Boa Vista/Roraima e me interessei muito sobre o software e queria saber se o senhor tem mais algum material sobre isso?
    um professor me recomendou que pesquisasse sobre o Expert Sinta, e gostei muito, agora vou tentar produzir ….muito obrigado

  9. O CENTRO UNIVERSITÁRIO ETEP – EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP, UTILIZA ESTE SITE PARA SUAS AULAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, NÃO PREPARAM MATERIAL DE AULAS PRÓPRIOS… IA DEVE SER ISSO MESMO.

  10. Boa tarde, prof. Jones. Poderia me indicar softwares e trabalhos acadêmicos relativos a Mineração de Dados e Mineração de Textos de forma inteligente? Meu foco é o processamento de peças jurídicas, interpretação e sugestão de linhas de defesa. Grato. Marcos

  11. Professor , bom dia!
    O Expert Sinta foi descontinuado como disse a 20 anos, mas já existe algum outro software gratuito no mercado que possa ser utilizado afim de estudos acadêmicos?. Desde já agradeço!

  12. Professor, bom dia. Em qual linguagem foi desenvolvido o Expert Sinta? Durante o período em que eu estava na faculdade, eu usei esse programa e soube que ele foi descontinuado. Eu estou querendo dar uma olhada no código fonte dele para que, se possível, eu possa implementá-lo em Python. É muito complicada a lógica do código desse programa?

    1. Olá Adriano! Foi desenvolvido no Delphi e junto com o arquivo executável também está disponível o código fonte. Acredito que o trabalho maior seria desenvolver a interface gráfica, que a lógica do mecanismo de inferência é mais tranquila para migrar para o Python 🙂

      1. Eu baixei o Sinta e consegui olhar o código fonte. Eu não sei se eu estou enganado, mas eu achei o código muito parecido com o Pascal porque eu vi uns arquivos com a extensão .pas e quando eu abri os arquivos, eu pude ver umas estruturas do tipo var, begin e end iguais quando se escreve códigos em Pascal. Bom, eu estou apenas achando que seja porque eu não sei se a sintaxe do Delphi é parecida com a do Pascal.
        Quanto a interface gráfica, isso é tranquilo. Eu posso implementá-la em PyQt5 ou Kivy. Estou pensando em criar uma versão web usando o Django. O que o senhor acha da ideia?

        1. Olá Adriano! A sintaxe do Delphi é a mesma do Pascal, inclusive no início o Delphi era conhecido como “Object Pascal” e depois mudou para “Delphi Language”. Acho muito interessante a ideia, apesar de que o assunto que mais está na moda em IA é Deep Learning, com sistemas especialistas conseguimos resolver muitos problemas pequenos de empresas 🙂

          1. Eu entendo. A minha ideia de recriá-lo em Python seria mais pra desenvolvimento de aprendizagem.
            Qual um aplicativo que envolvesse IA que seria interessante pra ser criado? Como eu estou meio sem ideias e eu gostaria de fazer algo um pouco mais relevante, o que o senhor sugeriria?

      1. OK que pena,mas obrigado pela atenção Janes vou ver sim o material. Se tiver alguem que possa me ajudar com um curso VIP, ou que da aula particular sobre esse programa EXPERT SINTA,me responda com o contato da ESCOLA ou caso nao tenha , me responda aqui que podemos entrar em contato.

  13. Josyane Lannes Florenzano de Souza

    Oi Jones, tudo bem? Já usei o SINTA, logo que foi lançado.. na verdade usei em 2000/2001 e gostaria demais de baixá-lo novamente. Mas, não estou conseguindo. Vc consegue nos mandar um link onde isso seja possível? Obrigadão. Josyane

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.