Novas Profissões de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é uma das áreas da Tecnologia da Informação que mais está crescendo atualmente, e devido a isso, temos visto na mídia diversas notícias mostrando que várias grandes empresas estão investindo forte em IA (Google, IBM, Apple, Samsung, Twitter, Facebook, dentre várias outras). Aplicações de Inteligência Artificial já estão trazendo muitas mudanças em praticamente todas as indústrias, e é inevitável que muito em breve habilidades nessa área serão praticamente obrigatórias para qualquer profissional de TI.

Com isso, diversas profissões nessa área estão aparecendo rapidamente, e para que você tenha uma visão melhor do que exatamente estudar eu listo abaixo algumas das principais.

Cientista de Machine Learning

A área de Machine Learning (aprendizagem de máquina) é uma das mais comuns e requisitadas atualmente. Em resumo, esse campo de pesquisa tem o objetivo de construir sistemas inteligentes que conseguem aprender com a experiência e que posteriormente consigam tomar decisões sozinhos. Para que isso seja possível, são necessários algoritmos inteligentes para analisarem os dados e forneçam a resposta, sendo que o papel do cientista de machine learning é justamente a criação desses algoritmos. Em resumo, esse tipo de profissional tem como objetivo o desenvolvimento de novos algoritmos que possam ser utilizados pela comunidade. As seguintes habilidades básicas são necessárias: matemática (cálculo), estatística e programação.

Engenheiro de Machine Learning

Dentre as novas profissões de IA esta talvez seja a mais comum. O profissional dessa área tem o objetivo de criar soluções de software que utilizem algoritmos de aprendizagem de máquina existentes, ou seja, enquanto o cientista de machine learning desenvolve os novos algoritmos, o engenheiro faz uso desses algoritmos nos mais variados tipos de aplicações. As seguintes habilidades básicas são necessárias: conceitos de estatística e programação, além de conhecimentos sobre o pré-processamento de bases de dados. Essa última habilidade é importante porque em geral o engenheiro trabalhará com bases de dados transacionais e terá que converte-las em um formato para que as análises possam ser realizadas. Existe uma empresa na Califórnia chamada Hipmunk que está contratando profissionais.

Cientista de Dados

Esta é uma das profissões com maior demanda nos Estados Unidos e que possui remuneração de mais de U$ 100.000,00 anuais, uma ótima oportunidade para quem quer trabalhar fora do país! Esse profissional trabalha com análise de Big Data e deve possuir habilidades em matemática, estatística e programação, além de apresentar capacidades para analisar um determinado negócio e apresentar soluções para as empresas. Diferentemente do engenheiro de machine learning que em geral somente aplica algoritmos em novas soluções, o cientista de dados recebe os dados brutos e além de aplicar algoritmos também devem analisar os resultados e apresentar as melhores decisões estratégicas!

Empreendedor no Brasil

No meu ponto de vista, essa talvez seja a mais lucrativa das “profissões”, pois atualmente existem poucas empresas de TI no Brasil que trabalham com IA. Devido a isso, poucas empresas (de todas as áreas) sabem dos benefícios que a IA pode proporcionar para seus negócios. Explicando melhor: as empresas de TI não conhecem as soluções de IA que podem ofertar para seus clientes, e consequentemente, esses clientes também acabam não conhecendo essa área. Eu vejo isso como uma grande oportunidade de negócio, pois se você construir sistemas de IA e mostrar os benefícios que eles podem trazer, você será praticamente um empresário único que estará trabalhando nessa área! $$

Aqui eu mostrei quatro novas profissões que a Inteligência Artificial está trazendo para o mercado, e é bem provável que em um futuro próximo elas estarão bastante populares como um Engenheiro de Software ou um desenvolvedor, por exemplo.

It's only fair to share...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

4 Comentários

  1. Kepler Miranda said:

    Trabalho Com IA e Delphi (Pascal 29 anos) …fiz alguns anos de Matemática e sou Programador à 33 anos.
    Área de interesse no IA (Jogos da Caixa) e Bolsa de Valores (Analise de Séries).
    Procuro debater estes e outros assuntos com profissionais da área (ou não).

    Fico a dispor para qq tipo de contatos.
    Grato, Kepler Miranda.

    5 de março de 2017
    Responder
    • Olá Kepler! Esses assuntos são interessantes, inclusive estou lançando um curso completo de machine learning com o Delphi. Estou orientando um aluno de graduação que está fazendo um projeto para prever as melhores empresas para investir na bolsa a longo prazo (análise fundamentalista). Fique a vontade para enviar e-mail jones@iaexpert.com.br e podemos sim discutir alguns projetos!

      7 de março de 2017
      Responder
  2. Se tiver interesse, o meu site Radar do Futuro (www.radardofuturo.com.br) está à disposição para divulgação de textos sobre tendências.

    29 de agosto de 2017
    Responder
    • Legal Carlos! Se tiver interesse, podemos fazer alguns artigos sobre mercado de trabalho e IA 🙂

      30 de agosto de 2017
      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *