Biblioteca de IA TensorFlow

O TensorFlow é uma biblioteca de Inteligência Artificial que foi desenvolvida por pesquisadores e engenheiros do projeto Google Brain. Ela é focada na área de aprendizagem de máquina (machine learning), utiliza redes neurais profundas (deep learning) e já tem sido utilizada pelo Google em várias ferramentas que provavelmente você já utilizou, como o tradutor, o Google fotos, as pesquisas e até o Gmail!

Essa biblioteca pode ser utilizada tanto no meio acadêmico para pesquisa como em ambientes comerciais, e no próprio site (https://www.tensorflow.org) você pode encontrar vários tutoriais passo a passo de como utilizá-la! Conforme comentei acima, no núcleo da biblioteca são usadas as redes neurais profundas, e eu sugiro que antes de ver os tutoriais do site você estude um pouco sobre esse assunto (principalmente as redes neurais clássicas), pois no site não tem muito embasamento teórico e é importante você ter uma noção básica deste assunto.

Nesses tutoriais são mostrados exemplos passo a passo, inclusive o primeiro deles é sobre a construção de uma rede neural para identificação de caracteres manuscritos. Existem também tutoriais mais avançados que mostram as particularidades das funções presentes no framework. Dentre os exemplos práticos mais avançados, podemos citar: previsão de idade baseado nas características físicas, prever a próxima letra a ser digitada baseado no que foi escrito até agora, criação de um tradutor de inglês para francês, dentre vários outros. Como você pôde notar, existem muitas aplicações que podem ser desenvolvidas com essa biblioteca, portanto, é uma ótima fonte de estudo caso você queira saber mais sobre aprendizado de máquina.

Segundo os desenvolvedores do TensorFlow, um dos principais objetivos é que qualquer pessoa que tenha alguma ideia de projeto possa implementá-la utilizando essa biblioteca. Veja abaixo um vídeo de apresentação da ferramenta.

[video_player type=”youtube” width=”560″ height=”315″ align=”center” margin_top=”0″ margin_bottom=”20″]aHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vd2F0Y2g/dj1vWmlrdzVrXzJGTQ==[/video_player]

Alguns outros pontos positivos do TensorFlow são a portabilidade para desktop, dispositivos móveis e servidores; e principalmente a disponibilização de APIs para as seguintes linguagens de programação: Python, C++, Java e Go. Com isso, se você desenvolve em alguma dessas linguagens poderá integrar os recursos de inteligência artificial diretamente no seu software!

Neste link você tem acesso aos tutoriais (em inglês)

https://www.tensorflow.org/tutorials/

 

 

Sobre o autor

2 comentários em “Biblioteca de IA TensorFlow”

  1. boa noite,

    trabalho com imagens de satelites de uma serie temporal de 30 anos de uma área desertificada,
    eu tenho 10.000.000.00,00 (milhoes de linhas) para cada atributo de um total de 13 atributos,
    pergunta:
    1- como faço para juntar todo estes atributos em um unico arquivo?
    2 – após todos os dados estarem juntos posso iniciar com a aplicação de algoritmos de data mining?

    agradeço a atençã o e boa noite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.