IA Forte x IA Fraca

No artigo de hoje vou falar um pouco sobre duas perspectivas da Inteligência Artificial: a IA Forte e a IA Fraca! Essas duas categorizações surgiram baseadas em discussões sobre o tipo de aplicação que se poderia fazer com os sistemas inteligentes. Vou agora detalhar brevemente cada uma delas!

A Inteligência Artificial Fraca está relacionada com a construção de máquinas ou softwares de certa forma inteligentes, porém, eles não são capazes de raciocinar por si próprios. Por exemplo, em um sistema especialista existe um componente chamado motor de inferência, que é responsável por fazer o encadeamento das regras e tomar as decisões analisando múltiplas condições do tipo se-então. Neste caso, não existe um real raciocínio da máquina, pois ela necessita que especialistas humanos forneçam o conhecimento para que o software consiga executar e tomar suas decisões. E se você quiser saber mais sobre os sistemas especialistas, faça agora mesmo o mini-curso  gratuito clicando aqui http://iaexpert.com.br/index.php/curso-sistemas-especialistas-site/

Em resumo, a Inteligência Artificial Fraca não é capaz de raciocinar e basicamente simula a inteligência, porém, não é de fato inteligente e não possui autoconsciência.

Por outro lado, a Inteligência Artificial Forte está relacionada à criação de máquinas que tenham autoconsciência e que possam pensar; e não somente simular raciocínios. Por exemplo, se uma máquina for submetida ao processo de escrever uma poesia, ela teria que ter consciência do que escreveu e não somente organizar as palavras para formar frases. Em outras palavras, o software saberia o porquê de ter manipulado certos símbolos e talvez até teria que ter pensado ou manifestado emoções! Em resumo, nesse tipo de inteligência o software teria que ter consciência do que escreveu. Se quiser saber mais sobre geração de poemas com IA, leia este artigo http://iaexpert.com.br/index.php/2016/09/06/funcionamento-da-ia-inteligencia-artificial-gerando-poemas/

Com isso, pudemos ter uma visão mais abrangente sobre as duas perspectivas da Inteligência Artificial. Enquanto que a IA fraca está muito popularizada nos sistemas inteligentes existentes, é bem provável que vai demorar algum tempo ainda para que uma máquina com “autoconsciência” seja criada. Esse tema é inclusive motivo de várias discussões sobre ética e IA!

 

Sê o primeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *