Inteligência Artificial + Dispositivos Móveis

No artigo de hoje vou falar sobre o desenvolvimento da pesquisa do egresso do curso de Ciência da Computação Thedy Lipinski, que apresentou seu trabalho de conclusão de curso recentemente na Universidade do Contestado na cidade de Porto União – SC. O título do trabalho é “Sistema de Recomendação de Veículos utilizando Raciocínio Baseado em Casos” e a área que trabalhamos neste projeto foi a união de Inteligência Artificial com os dispositivos móveis! Não sei se você já estudou ou leu alguma matéria a respeito, mas algumas pesquisas apontam essas duas como o próximo grande avanço da tecnologia até o ano de 2020.

Vamos agora falar um pouco sobre a ideia do trabalho, começando por introduzir um problema que talvez você já tenha enfrentado. Vamos supor que você queira comprar um carro novo, mas ainda não sabe exatamente qual modelo adquirir, contudo, você gosta de carros hatch, que seja de uma cor escura e além disso, você dispõe de um orçamento de mais ou menos R$ 30.000. Neste exemplo, o que você faria para procurar um carro nesses moldes? Talvez a primeira alternativa seria procurar nos sites de vendas verificando carro por carro e realizar algum tipo de filtro básico. Porém, um dos problemas desses sites é que a maioria deles permitem que o usuário pesquise somente por valores exatos, como por exemplo: o usuário pode escolher a cor preta e serão listados somente carros com essa cor. No entanto, um azul escuro é uma cor muito parecida com o preto e poderia encaixar na sua necessidade de “gostar de carros escuros”. Do mesmo modo ocorre para o modelo, ou seja, na maioria dos sites existe somente a possibilidade de escolher um modelo específico, como Gol, Pálio ou Uno da categoria hatch, por exemplo. E conforme comentado anteriormete, talvez o usuário goste da categoria hatch, porém, ele não sabe quais outros modelos que existem e se enquadram nesta categoria. Neste caso, talvez outros veículos desta mesma categoria poderiam deixar de ser comprados ou sequer conhecidos pelo usuário!

Em resumo, a ideia do sistema não é trabalhar com parâmetros fixos de pesquisa, mas ao invés disso, utilizar funções de similaridade para comparar o quão similar um atributo é do outro. Para entender melhor a ideia do aplicativo, assista abaixo o vídeo gravado pelo Thedy, no qual ele mostra a execução do protótipo!

 

Você notou no vídeo que o usuário preenche vários parâmetros, como a categoria, o motor, o ano, a cor, a quantidade de portas e o preço. E para resumir o funcionamento, o sistema realiza cálculos utilizando a técnica de raciocínio baseado em casos para obter os veículos mais similares. Por exemplo, no vídeo é mostrada a simulação de quando um usuário escolheu um Pálio e o sistema recomendou veículos parecidos, já que na base de dados de teste o Pálio não existia! Desta forma, o usuário pode escolher as principais características que ele espera de um veículo e o sistema calculará automaticamente aqueles que são mais similares. Com isso, caso o usuário não tenha um exato veículo em mente para comprar, o software inteligente pode fazer todos os cálculos e retornar uma lista ordenada daqueles carros que seriam mais propícios para serem comprados!

A técnica de Inteligência Artificial utilizada para o desenvolvimento foi a de raciocínio baseado em casos, que consiste em armazenar os registros ou “casos anteriores” em uma base de conhecimento. Após estarem devidamente armazenados, é possível realizar esses cálculos para medir o quão similar um item é de outro. E para finalizar este artigo, fica aqui o comentário do Thedy sobre a pesquisa: “Achei muito interessante ter desenvolvido este projeto, e por meio dele tive a oportunidade de estudar mais a fundo a área de Inteligência Artificial e me despertou um grande interesse em seguir trabalhando nessa área inovadora”.

12 Comentários

  1. Graziele Katlen said:

    Será que posso dar continuação ao trabalho. Queria realizar meu TCC bem nesse tema.

    2 de dezembro de 2016
    Responder
    • Com certeza, ficaram definidos vários trabalhos futuros 🙂 Mande um e-mail que passo o trabalho completo do Thedy pra você ler…

      2 de dezembro de 2016
      Responder
  2. Kevin said:

    Que interessante! Poderia me enviar o trabalho do Thedy? Meu e-mail está informado nesta postagem…

    16 de fevereiro de 2017
    Responder
  3. Adalto said:

    Gostaria de ler esse trabalho, poderia me enviar por favor ?

    30 de março de 2017
    Responder
  4. Gean Ricardo said:

    Olá Jones Granatyr,
    Gostaria de ler esse trabalho do Thedy, você poderia me enviar por favor ?

    3 de setembro de 2017
    Responder
  5. Bruno Rodrigues Santos said:

    Boa tarde! poderia me enviar o trabalho completo para leitura? É um ótimo tema.

    19 de outubro de 2017
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *